Claudeir

Acupunturista

Estamos próximo ao Metrô Saúde

(11) 95680-8812

Atendimentos somente com hora marcarda

Alívio na dor

Com a segurança dos analgésicos sendo questionada e alguns deles sendo tirado do mercado recentemente, novos estudos dão a quem sofre de artrites e dores musculares mais razões para tentar a acupuntura. Uma vantagem deste tipo de tratamento, é que os níveis de efeitos colaterais são substancialmente menores do que muitas das drogas ou outros procedimentos médicos aceitos usados para as mesmas condições.

No que foi saudado de “o maior, mais longo e mais rigoroso estudo de acupuntura” já feito, encontrou-se que a acupuntura teve uma melhor redução da dor e melhora nas funções e movimento dos pacientes com osteoartrite do joelho quando usada com outros tratamentos.

O estudo abre portas para mais e melhores pesquisas de acupuntura. “Esse foi um estudo marco não somente nas descobertas para osteoartrite. Mostra que se colocarmos recursos numa cuidadosa tentativa destinada, nós provavelmente veremos algo definitivo… nós poderemos dizer com mais certeza que outras [aplicações de acupuntura] são efetivos”, segundo um dos pesquisadores.

Acupuntura

A acupuntura é um recurso terapêutico que utiliza agulhas específicas visando estimular determinados pontos pelo corpo, para promoção, manutenção e recuperação da saúde. Sua história remete há mais de 2 mil anos e integra as práticas da Medicina Tradicional Chinesa, conhecida como MTC. No Brasil, desde 1995 a acupuntura é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica e já faz parte da lista de Práticas Integrativas Complementares, do Ministério da Saúde.

Como Funciona

Os procedimentos da acupuntura envolvem a estimulação de pontos no corpo. A inserção das agulhas nos pontos de acupuntura estimula o sistema nervoso a liberar substâncias químicas nos músculos, na medula espinhal e no cérebro. Essas substâncias irão alterar a experiência da dor ou desencadearão a liberação de outros produtos químicos e hormônios que influenciarão o próprio sistema de regulação interno do corpo. O equilíbrio energético e bioquímico produzido pela acupuntura estimula as habilidades naturais de cura do corpo e ajuda a promover o bem-estar físico e emocional.

Benefícios

A acupuntura é utilizada em tratamentos relacionados à tensão, estresse e condições emocionais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a utilização da acupuntura nos seguintes tratamentos:

  • Distúrbios digestivos: gastrite e hiperacidez, constipação e diarreia.
  • Distúrbios respiratórios: sinusite, dor de garganta, bronquite, asma e infecções pulmonares recorrentes.

Distúrbios neurológicos e musculares: dores de cabeça, tiques faciais, dor no pescoço, neurite de costela, ombro congelado, cotovelo de tenista, tendinite, dor lombar, ciática e osteoartrite.

Os efeitos do tratamento ajudam a aliviar dores crônicas, como dor lombar e joelho, reduzir a frequência de dores de cabeça tensionais, prevenir dores de cabeça da enxaqueca, dor pós-operatória, cólica renal, artrite reumatoide e dor ciática.

A acupuntura ajuda a reduzir o estresse, ansiedade, depressão, insônia, impotência, alterações menstruais ou hormonais e problemas imunológicos. Vale ressaltar que o tratamento deve ser realizado por profissional autorizado.

Vantagens da  Acupuntura

• Rapidez dos resultados (com diminuição da dor em poucas sessões),
• Ausência de efeitos colaterais se comparado a medicamentos;
• Diminuição do uso de medicamentos tanto para casos agudos quanto para os de uso contínuo;
• Segurança (procure um profissional habilitado, com título de especialista).

A Acupuntura não apenas aliviará a dor, mas também atua sobre a redução de espasmos e contratura da musculatura, resultando em aumento da amplitude de movimento. Por exemplo, muitas dores musculares como as lombalgias mecânicas apresentam ótimos resultados após a diminuição da contratura muscular, com o paciente tendo sua dor e contratura tratadas, possibilitando a realização de alongamentos e exercícios visando prevenir novas crises dolorosas. 

A acupuntura envolve estimular os nervos sensoriais sob a pele e nos músculos do corpo. Isso resulta no corpo produzindo substâncias naturais, como as endorfinas e opióides endógenos para alívio da dor. Essas substâncias naturalmente liberadas sejam responsáveis pelos efeitos benéficos experimentados com a acupuntura.

Acupuntura dói?

Após a inserção da agulha no ponto correto, poderá haver sensação discreta de choque elétrico e uma dor leve, são efeitos transitórios totalmente normais, indicando a correta aplicação do ponto com ativação de terminações nervosas locais. 

Na grande maioria das vezes, a acupuntura é praticamente indolor, já que a agulha possui um diâmetro muito pequeno, isto é, até 10 vezes mais fina que as agulhas de injeção.

Além disso, sua ponta é redonda, portanto não cortante, como as das agulhas de injeção.

As reações ao tratamento pela técnica de acupuntura ou as sensações físicas referidas pelos pacientes são muito variáveis. Veja os prinicpais relatos dos pacientes:

  • “sensação de flutuação de bem-estar, de calma, de sonolência”
  • “sensação de que algo está mexendo internamente”
  • “vontade de chorar”
  • “coceira em algumas regiões do corpo”
  • “alívio de opressão no peito”
  • “aumento da motilidade intestinal e vontade de urinar”

Em situações mais raras, poderá haver piora da sensação de dor durante o primeiro dia após a aplicação, como nos casos de fibromialgia. No entanto, estes efeitos de piora da dor são raros.

ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO

  1. O local deve ser adequado para o atendimento, com espaço para colocação da maca e a circulação do terapeuta ao redor.
  2. Ter privacidade para o atendimento (menores de idade e maiores de 60 anos devem ter acompanhantes).
  3. Não pode haver interrupções durante a sessão.
Agende a sua sessão
WhatsApp