fbpx

Claudeir - Acupunturista

(11) 95680-8812

Acupuntura - Você já experimentou

Acupuntura - Terapia para o seu bem estar

Acupuntura

A acupuntura faz parte da lista de Práticas Integrativas Complementares, do Ministério da Saúde. A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura. Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos. De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse. O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.

Indicações da acupuntura

Para a medicina tradicional chinesa existem cerca de 300 doenças tratáveis por Acupuntura. Algumas delas são: • Dores e processos inflamatórios em geral: A acupuntura tem melhores resultados em dor de origem músculo-esquelética, cuja etiologia pode ser trauma, artrose, exercícios repetitivos, tensão emocional, erro de postura. Outras dores comuns tratáveis incluem cólica menstrual, lombalgia durante a gravidez, fibromialgia, dores pós-cirúrgicas, síndrome complexa de dor regional, dermatites, cefaléias, enxaqueca • Doenças e sintomas neurológicos como enxaqueca, cefaléias tensionais, cefaléias cervicogênicas, enxaquecas menstruais, fibromialgia, algumas dores neuropáticas. • Doenças respiratórias: sinusite, rinite, resfriado, faringite, amigdalite aguda, zumbido, dor no peito, palpitações, enfizema, bronquite crônica, asma brônquica; • Sintomas emocionais e psicológicos: ansiedade, depressão, insônia, fadiga crônica, síndrome de burnout (esgotamento); • Sintomas decorrentes de outras condições: mal-estar provocado pela quimioterapia, dores associadas com câncer, tendinites, seqüelas de acidente vascular cerebral, constipação, paralisia facial; • Doenças gastrointestinais: gastrite, úlcera gástrica, úlcera duodenal, colites, diarréia, síndrome do intestino irritável • Doenças reumatológicas: ciatalgia, artrose, artrite. • Alterações hormonais: sintomas menstruais, sintomas da menopausa.

 Benefícios da acupuntura

A acupuntura é recomendada para a grande maioria dos pacientes e para diversas finalidades. O tratamento não possui contraindicações consideráveis e possui inúmeras vantagens.

Vantagens da Acupuntura

• Rapidez dos resultados (com diminuição da dor em poucas sessões), • Ausência de efeitos colaterais se comparado a medicamentos; • Diminuição do uso de medicamentos tanto para casos agudos quanto para os de uso contínuo; • Segurança (procure um profissional habilitado, com título de especialista). A Acupuntura não apenas aliviará a dor, mas também atua sobre a redução de espasmos e contratura da musculatura, resultando em aumento da amplitude de movimento. Por exemplo, muitas dores musculares como as lombalgias mecânicas apresentam ótimos resultados após a diminuição da contratura muscular, com o paciente tendo sua dor e contratura tratadas, possibilitando a realização de alongamentos e exercícios visando prevenir novas crises dolorosas. A acupuntura envolve estimular os nervos sensoriais sob a pele e nos músculos do corpo. Isso resulta no corpo produzindo substâncias naturais, como as endorfinas e opióides endógenos para alívio da dor. Essas substâncias naturalmente liberadas sejam responsáveis pelos efeitos benéficos experimentados com a acupuntura.

Entre em contato

Terapias para o seu em etar

Nota: Preencha o formulário e tire as suas dúvidas.